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sexta-feira, 27 de julho de 2012

O CMDCA DE PORTALEGRE DÁ EXEMPLO DE ARTICULAÇÃO E CONSEGUE CAPTAÇÃO DE RECURSO PARA EXECUÇÃO DE PROGRAMA SOCIAL DE ACOLHIMENTO FAMILIAR


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA do Município de Portalegre/RN através do Programa Amigo de Valor do Banco Santander, realizou um diagnóstico da situação da criança e do adolescente no município no ano de 2011. Esse diagnóstico foi elaborado por uma comissão composta por representantes do CMDCA: Rienzi Cassimiro Gomes e João Batista da Silva, representantes do Conselho Tutelar: Auzaneide Leandro Bessa e Ana Cristina de Freitas, representante da Assistência Social Maria Markylyana Dias Soares e Carla Maria da Silveira Castro técnica responsável pela elaboração do diagnóstico. Por meio desse documento foram identificadas violações de direitos a criança e ao adolescente, com maior incidência para práticas de maus-tratos: negligência, abandono e violência física e psicológica. Outras violações aparecem com menor incidência: dependência química, ato infracional cometido adolescentes, existência de trabalho infantil, evasão escolar e abuso sexual de crianças e adolescentes extra familiar.

Diante dessa realidade, o CMDCA e a Secretaria Municiapal do Trabalho, Habitação e Assitência Social de Portalegre/RN, na perspectiva de ampliar os direitos sociais contidos na Constituição Federal de 1988 no tocante ao atendimento da tríade família-criança/adolescente e convivência comunitária executa em parceria com o Conselho Tutelar, Promotoria Pública de Justiça, com a Rede Socioassistencial CRAS I e II, o Programa de Acolhimento Familiar – AFAM, sendo este, acompanhado e fiscalizado pelo CMDCA e que tem como objetivo macro "restaurar vínculos familiares e comunitários, contribuindo para diminuir as práticas de maus-tratos nas famílias e na potencialização das mesmas para que desempenhem sua função social de criar e educar suas crianças e adolescentes em ambiente saudável para seu desenvolvimento (Carla Maria da Silveira Castro, 2011)" .

PORTALEGRE PROMOVE PROGRAMA PIONEIRO NO ESTADO DO RN.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Portalegre CMDCA promove Programa de Acolhimento Familiar - AFAM, serviço este da alta complexidade, segundo a Politica Nacional da Assistência Social (PNAS- 2004). Este Programa é considerado pioneiro no RN, pois atua na linha de ação de acolher a criança sem institucionalização.

O Programa AFAM, tem como finalidade combater a prática de maus tratos – negligência, abandono, violência física e/ou psicológica contra crianças e adolescentes. Situações identificadas no Município de Portalegre/RN através do diagnóstico elaborado pelo CMDCA em 2011.O AFAM tem como principal objetivo restaurar direitos, principalmente o direito a convivência familiar e comunitária da criança e do adolescente. Bem como, potencializar as famílias para que possam exercer sua função social de criar e educar suas crianças e adolescentes em ambiente saudável para o desenvolvimento biopsicossocial das mesmas. O público alvo da proposta de trabalho são crianças e adolescentes de 0 a 12 anos bem como suas respectivas famílias.

Ações desenvolvidas pelo AFAM:

Capacitação da equipe de trabalho;

Capacitação das possíveis famílias substitutas;

Acompanhamento psicossocial das famílias violadoras de direitos (famílias de origem);

Acompanhamento psicossocial das crianças e adolescentes vitima de maus tratos;

Atendimento psicológico as crianças e adolescentes vitimizados, bem como suas famílias;

Articulação com a Rede Socioassistencial – Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e com o Sistema de Garantia de Direitos: Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça e Juizado.

—Realização de Visitas Domiciliares ao conjunto: criança, família substituta (quando houver) e família de origem;

—Realização de oficinas de música e artes com as crianças e adolescentes atendidas pelo Programa na sede do mesmo;

—Promoção e articulação de Campanhas com temáticas voltadas para o público infanto-juvenil.

O AFAM conta com a seguinte equipe de trabalho: um coordenador, uma Psicóloga, uma Assistente social; um Professor de arte,; um Facilitador de música; uma Recepcionista; uma Auxiliar de Serviços Diversos; um Motorista.

Portalegre-RN realiza com sucesso o II Fórum Comunitário do Selo Unicef da edição 2009-20012

O evento contou com grande envolvimento dos diversos seguimentos da sociedade portalegrense. Destaque para a participação do Excelentíssimo Promotor de Justiça, Dr. Francisco Alexandre Amorim Marciano.

Agora vamos aguardar a apuração, pela Unicef, da pontuação de nosso município para saber se receberemos o Selo.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Convite do II Fórum Comunitário do Selo Unicef em Portalegre-RN

Clique na imagem para aumentar                                                       

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Portalegre-RN realizará 2º Fórum Comunitário da edição 2009-2012 do Selo Unicef

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Portalegre-RN – CMDCA – convida a população para participar do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF , edição 2009-2012, dia 26 de julho de 2012, quinta-feira, a partir das 8hs, na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.
Apoio: Prefeitura Municipal de Portalegre

Clique aqui para saber o que é o Selo Unicef

Mais informações

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cursos

Sebrae e Sec. de Turismo informam que continuam abertas, até o dia 20 (sexta-feira), as inscrições para os curos de: camarareira, recepcionista e condutor de turismo.

Os cursos de camareira e recepcionista acontecerão de 23 a 27 de julho.

O de condutor de turismo será de 30 de julho a 04 de agosto.

Para fazer as inscrições procurar a Sec. de Turismo (em frente a Clínica Prev Dent).
Valor da Inscrição R$ 20,00 reais (por curso), valor fixado pelo Sebrae.

Comunicado

O Excelentíssimo  Prefeito Municipal de Portalegre-RN, Euclides Pereira de Souza, através desta Assesoria, comunica:

Acatando a recomendação conjunta do Ministério Público n°01/2012, aos municípios em situação de emergência devido à seca, para absterem-se de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de “buffets” e montagens de estruturas para eventos, a Prefeitura Municipal de Portalegre-RN não realizará o Festival Gastronômico 2012.


Clique aqui para visualizar a recomendação

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Selo Unicef

A Comissão Pró-Selo Unicef de Portalegre-RN reuniu-se hoje para organizar o 2º Fórum Comunitário que será realizado dia 26 de Julho.

Ha tempos que alguns portalegrenses esforçados vem tentando conseguir o Selo para nosso município. No entanto, essa tarefa não é algo que poucos possam realizar sozinhos. È algo que precisa o envolvimento de todos nós Portalegrenses.

E agora é a hora de darmos esse presente a nosso amado município, Portalegre merece.

Em breve mais informações.




SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

EDIÇÃO 2009-2012


REGULAMENTO

O presente regulamento estabelece as normas e procedimentos para a adesão e participação no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

I – DA INSCRIÇÃO

1.1 Poderão se inscrever na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado os municípios localizados na área de atuação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN-Brasil , dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

1.1.1 – A lista completa dos municípios que poderão participar da Edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado está disponível no site www.selounicef.org.br.

1.2 Para efetivar a inscrição do município, o (a) prefeito (a) municipal precisa assinar o Termo de Adesão e, no mesmo documento, indicar o nome da pessoa que assumirá o papel de Articulador (a) do Selo no município, informando um e-mail, telefone e fax para contato permanente do UNICEF com a Prefeitura. O contato com os municípios será feito, preferencialmente, por meio do endereço eletrônico (e-mail) fornecido no ato da adesão.

1.3 Em caso de mudança de articulador (a) municipal, o (a) prefeito (a) deverá comunicar oficialmente ao Escritório do UNICEF responsável pelo Estado onde se situa o município o nome e demais informações do (a) novo (a) articulador (a), conforme descrito no Termo de Adesão.

1.4 O Termo de Adesão deve ser assinado e enviado via correio ao escritório do UNICEF responsável pelo Estado onde se situa o município, até o dia 30 de outubro de 2009, valendo como comprovação, a data de postagem do documento. Não serão aceitas inscrições postadas após esse prazo.

1.5 O UNICEF recomenda que o (a) Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA também assine o Termo de Adesão.

II – DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Para participar de todas as etapas do Selo UNICEF Município Aprovado, o município deverá preencher as seguintes condições:

2.1 Inscrever-se até o dia 30 de outubro de 2009;

2.2 Ter o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA em funcionamento. A comprovação deverá ser feita mediante o envio ao UNICEF da lei de criação do CMDCA e da ata de realização da última reunião;

2.3 Caso o município não possua o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA instalado, deverá enviar ao UNICEF a lei de criação e a ata da reunião de instalação no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar do prazo final da inscrição no Selo UNICEF Município Aprovado (item 1.4);

2.4 Ter o Conselho Tutelar implantado até o dia 29 de outubro de 2010. A comprovação deverá ser feita mediante o envio de ofício do Prefeito ao UNICEF, acompanhada da documentação comprobatória;

2.5 Garantir a presença de representante (s) do município aos eventos de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012

2.6 Realizar os esforços necessários para apoiar o (a) Articulador (a) no desempenho das suas funções.


III – DA AVALIAÇÃO

3.1 Os municípios participantes serão agrupados, para fins de avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos na metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

3.2 Os municípios serão avaliados por meio de indicadores relacionados com os objetivos de Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social, envolvendo os Fóruns Comunitários e atividades temáticas.

3.2.1 Avaliação de Impacto Social – Será realizada pelo UNICEF a partir da comparação das informações do ano base (ou ano inicial) e as mais recentes informações ao final desta edição do Selo (ano final) disponíveis nas fontes nacionais de informação ou conforme definido na metodologia. Caberá ao UNICEF definir o que se assume como ano inicial e ano final para cada indicador.



3.2.2 Avaliação da Gestão de Políticas Públicas – Será realizada sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de cada município com apoio do UNICEF, conforme o estabelecido na metodologia. O município prestará informações ao UNICEF por meio dos formulários constantes no Manual da Avaliação da Gestão, a ser enviado pelo UNICEF e onde constarão instruções e prazos relacionados ao processo de avaliação da Gestão de Políticas Públicas.

3.2.3 Avaliação da Participação Social – Será feita pelo UNICEF a partir dos resultados da mobilização e dos produtos de cada município em torno de 03 (três) temas e da realização de (02) dois Fóruns Comunitários:

• Educação para a Convivência com o Semiárido;

• Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico Racial;

• Esporte e Cidadania;

• 1º Fórum Comunitário;

• 2º Fórum Comunitário.

3.3 Os dados utilizados pelo Selo UNICEF podem sofrer variações em função dos sistemas nacionais de informação ou mudanças metodológicas nos cálculos dos indicadores realizados pelas fontes oficiais. O UNICEF se reserva o direito de desconsiderar ou modificar indicadores, margens de tolerância/desvio, composição dos grupos e outros detalhes de cálculos metodológicos, com o propósito de garantir a coerência e tornar possível o processo de certificação.


3.4 Ocorrendo modificação em qualquer aspecto da metodologia, conforme previsto no item 3.3, o UNICEF comunicará imediatamente aos municípios participantes.



IV – DA REVISÃO DOS INDICADORES E APRESENTAÇÃO DE RECURSOS



4.1 Após a apuração dos resultados, o UNICEF disponibilizará todas as informações relativas aos indicadores utilizados para a avaliação de cada município. Caso o município considere que há erros ou inconsistência nos indicadores, ele terá o prazo de 30 (trinta) dias para apresentar reclamação ou pedido de revisão com justificativa devidamente embasada por documentação das fontes oficiais responsáveis pelas informações.

4.2 O UNICEF apreciará a justificativa do município pronunciando-se sobre a validação ou não das informações apresentadas no prazo de 30 (trinta) dias. Sendo que, após esse pronunciamento, não caberá ao município qualquer outro recurso.

4.3 Os indicadores de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas provenientes das fontes oficiais não são passíveis de revisão por parte do UNICEF.

Quaisquer ajustes ou revisões devem ser realizados pelos municípios junto às respectivas Secretarias Municipais, Estaduais e/ou Ministérios, conforme o fluxo oficial definido pelos mesmos. Prevalecerão sempre os indicadores conforme calculados e enviados pelos órgãos e sistemas de informações nacionais, até as datas limites de coleta estabelecidas nos processos do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

V - DOS MUNICÍPIOS RECONHECIDOS

5.1 Serão reconhecidos com o Selo UNICEF todos os municípios que tenham conseguido alcançar pelo menos:

• 7 (sete) indicadores em verde (de um total de 13), na avaliação de Impacto Social, em pelo menos 5 (cinco) objetivos diferentes do Selo UNICEF;


• 11 (onze) indicadores em verde (de um total de 19), na avaliação da Gestão de Políticas Públicas, em pelo menos 5 (cinco) objetivos diferentes do Selo UNICEF; e

• 3 (três) pontos (de um total de 5) na Participação Social, sendo 2 (dois) nas atividades temáticas e 1 (um) nos Fóruns Comunitários.

Nos eixos de Gestão e Participação Social, as seguintes condições são imprescindíveis para a permanência do Município no Selo UNICEF, independentemente da pontuação:

a) A entrega do Manual da Avaliação da Gestão e seus formulários nos prazos previstos no mesmo;

b) A realização das atividades dos 2 (dois) primeiros temas de Participação Social,

c) A realização dos 2 (dois) Fóruns Comunitários.

5.2 Havendo cancelamento e/ou acréscimo de indicador e/ou atividade, o UNICEF poderá reduzir ou aumentar as pontuações mínimas para a conquista do Selo. (previstas no item 5.1).


VI – DA CERTIFICAÇÃO

Ao final da Edição 2009-2012, em data e local a serem anunciados pelo UNICEF, os municípios aprovados receberão um troféu, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo UNICEF Município Aprovado. O (a) Articulador (a) e um representante do CMDCA também receberão um certificado de reconhecimento.

VII – DO USO DA LOGOMARCA SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

7.1 Os municípios certificados em 2012 poderão utilizar a logomarca do Selo UNICEF Município Aprovado até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte do Selo. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais, eventos, materiais de escritório, etc. Os municípios reconhecidos receberão do UNICEF um manual de uso da marca e identidade visual.

7.2 É expressamente proibida a utilização do Selo UNICEF Município Aprovado para fins político-partidários ou eleitorais.

VIII – DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste regulamento serão avaliados pela equipe de Coordenação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.

http://www.selounicef.org.br/

Conselho Tutelar de Portalegre-RN no combate a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade

O Conselho Tutelar de Portalegre está de parabéns pela iniciativa do Projeto de Combate a Venda de Bebidas Alcoólicas à Menores de Idade no Município de Portalegre-RN.

Vale destacar o trabalho das conselheiras Maria de Fátima Marques Sousa e Auzaneide Leandro Bessa, incansáveis lutadoras pela elaboração e execussão deste projeto.

A audiência pública que marcou a primeira ação do projeto foi um sucesso. Contou com a participação maciça dos proprietários de bares e demais negociantes de bebidas alcoólicas no município.

O foco da audiência ficou voltado para o fato de que os comerciantes não são os vilões da prática de consumo alcoólicos para menores e sim parceiros neste combate necessário. Um importante passo para vencer essa luta é contar com a colaboração dos donos de bares. Mas a vitória só virá com o tempo e envolvimento de toda a sociedade.

As principais argumentações usadas foram:
Se você vender bebidas alcoólicas para o filho dos outros, os outros venderão para seus;

O consumo de bebida alcoólicas sem controle pode causar danos irreversíveis a um usuário adulto e à sociedade em geral. Esse danos são maiores quando o álcool é utilizado por um menor de idade;

Facilitar o uso de bebida e/ou vender bebida alcoólicas para menor de idades é crime passível de prisão. Pena de dois a quatro anos, e multa, se o fato não constituir crime mais grave.









Aviso

quarta-feira, 11 de julho de 2012

SELO UNICEF

A prefeitura municipal de Portalegre está inscrita para concorrer a edição 2009-2012 do Selo Unicef .

O secretário municipal de educação Sales Andrade comunicou a esta Assessoria que haverá uma reunião da comissão, liderada pelo articulador do Selo Unicef do município Temistocles Maia para tratar sobre o referido assunto.

A reunião será realizada amanhã, sexta-feira, 13, às 14h00, na sede do AFAM,

Clique aqui para se informar a respeito do Selo Unicef

terça-feira, 10 de julho de 2012

Projeto Prevenção e Combate à Venda de Bebidas Alcoólicas às Crianças e Adolescentes

O projeto de autoria do Conselho Tutelar de Portalegre RN, tem como primeira ação a realização de uma Audiência Pública.

O conselho realizará a audiência em parceria com o Ministério Público e a Polícia Militar.

Será tratada a problemática envolvendo jovens e adolescentes e o consumo ilícito de bebidas alcoólicas, bem como as implicações penais para aqueles que comercializam tais produtos a este público específico.

Local: Fórum Municipal Aldo Pessoa de Albuquerque

Data: Quinta-feira, 12 de julho de 2012

horário: Á partir das 9hs

Prefeitura inicia obras na adutora da Região do Bom Sucesso



A Prefeitura Municipal de Portalegre-RN iniciou a ampliação oficial da adutora da região do Bom Sucesso, zona rural, referente ao trecho que contempla as comunidades do Arrojado e Santa Tereza.

Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI:
609567
Situação: Adimplente
Nº Original: CR.NR.0246106-68
Objeto do Convênio: CONSTRUCAO DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA NA COMUNIDADEDE BOM SUCESSO NO MUNICIPIO DE PORTALEGRE RN
Orgão Superior: MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL
Concedente: CAIXA ECONOMICA FEDERAL - MI
Convenente: PORTALEGRE PREFEITURA
Valor Convênio: 194.000,00
Valor Liberado: 194.000,00
Publicação: 11/01/2008
Início da Vigência: 31/12/2007
Fim da Vigência: 20/05/2012
Valor Contrapartida: 12.282,60
Data Última Liberação: 29/12/2009
Valor Última Liberação: 194.000,00

Os recursos para ampliação no valor de 59,608,36 são oriundos dos rendimentos da aplicação do valor disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional(194.000,00), mais a contrapartida da Prefeitura Municipal de Portalegre (12.282,60).

Processo Licitatório 019/2009. Tomada de preço número 003/2009 - Aditivo do Contrato 0246.106-68/2007.