GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A SEMTHAS PORTALEGRE CONCLUI CURSO DE DEPILAÇÃO


A SEMTHAS (Secretaria Municipal de Trabalho, habitação e Assistência Social) concluiu mais um Curso de capacitação, este último de Depilação. Beneficiando 15 (quinze) profissionais do setor de Beleza.

Ao longo do ano de 2009 já foram feitos 15 (quinze) cursos, com 275 (duzentos e setenta e cinco)pessoas capacitadas.

Os Cursos realizados foram feitos através da casa das Família - CRAS e em parceria com o SENAR-RN.


Para 2010 já estão garantidos 10 (dez) cursos pelo SENAR-RN, 01 (um) pelo SEBRAE-RN, além dos Cursos oferecidos com recursos dos CRAS, pois em 2010 iremos trabalhar com mais um CRAS em Portalegre-RN.

Fonte: http://semthasportalegre.blogspot.com/2009/11/semthas-portalegre-conclui-curso-de.html

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sai resultado do ProITEC 2010


Foram 6.650 candidatos às 898 vagas oferecidas.
A comissão organizadora do processo seletivo do do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania do IFRN (ProITEC), divulgou agora à tarde os nomes dos 898 aprovados na seleção de alunos da rede pública de ensino que, a partir do ano que vem, passarão a estudar em um dos cursos técnicos integrados oferecidos pela Instituição.  Junto com a lista dos aprovados foram divulgados também os resultados dos recursos movidos contra a prova de redação.
De acordo com o presidente da comissão organizadora do processo seletivo, prof. Everaldo Pereira, tudo ocorreu conforme o esperado e com a tranquilidade possível num concurso dessa dimensão.  "Esta foi a maior seleção do Programa, mesmo quando ele se chamava Procefet.  Foram 6.650 candidatos inscritos, de todas as regiões do Estado.  Por causa da quantidade grande de dados a serem processados, tivemos que adiar um ou outro resultado, mas fizemos isso para preservar a segurança do concurso e posso assegurar que foi tudo bem", garantiu o professor.
As matrículas dos novos alunos vão ser  realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro, nos campi para os quais se inscreveram.   A relação dos documentos que deverão ser apresentados ainda será divulgada no site da Instituição.  Os candidatos que não conseguiram passar nesta seleção ainda têm uma chance de estudar no IFRN no ano que vem: eles podem participar do processo seletivo aberto a todos os estudantes, sejam eles de escolas públicas ou particulares.  As inscrições serão abertas no próximo dia 23 e irão até o dia 4 de dezembro.

Fonte: http://www.ifrn.edu.br/reitoria/noticias/geral/sai-o-resultado-do-proitec-2010

IV SEDER


O Departamento de Economia do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”/UERN, através do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da Micro-região de Pau dos Ferros –NUDESP, realizará, a IV SEDER – SEMANA DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL com o objetivo de aprofundar as discussões e reflexões sobre desenvolvimento regional, e divulgar a produção acadêmico-científica, bem como intensificar o intercâmbio entre professores, alunos e pesquisadores da área de Economia e correlatas. O evento constará de conferências, mesas redondas, sessões de comunicação, pôsteres, mini-cursos, lançamentos de livros, exibição de filmes/documentários e atividades artístico-culturais.

As recentes mudanças estruturais ocorridas na economia mundial, principalmente no que tange à crise financeira recente desencadeada nos Estados Unidos abrem um novo horizonte para as políticas de desenvolvimento dos países emergentes e, principalmente para as políticas regionais. A crise que se engendrou com a bolha especulativa do setor imobiliário da economia norte-americana se disseminou pelo resto do mundo e atingiu severamente a economia brasileira em 2009. A despeito de ter reagido bem à crise, até meados de 2009, o governo ainda não conseguiu se sobressair completamente do abalo sísmico que atingiu o país afetando duramente os níveis de investimento, a atividade econômica e o nível de emprego, cujas políticas de desenvolvimento foram afetadas com o corte de investimentos.

Nesse contexto as atividades realizadas pelo NUDESP desde sua criação em 2004 se constituíram em um ambiente de debates importantes, não somente sobre a conjuntura internacional e nacional, mas fundamentalmente sobre a questão regional. Nessa perspectiva, as atividades promovidas por ocasião das SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL - SEDER, realizadas ao longo desses últimos quatro anos, constituíram-se em eventos de grande relevância, não apenas para o Curso de Ciências Econômicas e para o Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da Micro-Região de Pau dos Ferros - NUDESP, mas também para provocar um debate crítico sobre as perspectivas de desenvolvimento da região. Nesses eventos, tem sido importante a participação efetiva da sociedade para as discussões e reflexões sobre modelos alternativos de desenvolvimento que visem dar respostas aos problemas elementares que afetam a região nordestina, em especial a meso-região do Alto Oeste Potiguar.

Dessa forma, diante da perspectiva de aprofundar as discussões e reflexões sobre novos modelos de desenvolvimento regional e local, bem como divulgar a produção acadêmico-científica produzida através das atividades de pesquisa e extensão dos nossos docentes e discentes, assim como da UERN e de outras Instituições que demonstrem interesse na temática, o Departamento de Economia, através do NUDESP, realizará a IV Semana de Estudos em Desenvolvimento Regional - IV SEDER, no período de 17 a 20 de novembro de 2009.
 
PROGRAMAÇÃO

DIA 17/11/2009 – Terça-feira
07h30min. às 12h e das 15h às 19h30min. - Credenciamento
19h30min. – ABERTURA OFICIAL:
Prof. Milton Marques de Medeiros – Magnífico Reitor da UERN
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza – Diretor do Campus de Pau dos Ferros/UERN
Prof. Ms. Enéas Dantas da Silva Neto – Chefe do DEC/Campus de Pau dos Ferros
20h - PALESTRA DE ABERTURA: Nordeste: tendências recentes e desafios para uma política regional
PALESTRANTE: Profº Dr. Valdeci Monteiro dos Santos (Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP)
21h às 22h -  Momento Cultural (Orquestra de Cordas da Fundação Educacional Lica Claudino - FELC. Uiraúna -  PB) 

DIA 18/11/2009 – Quarta-feira 
08h às 12h e de 14h às 18h  - Minicursos
08h às 12h  - Filmes: Eles não usam black-tie e Uma verdade inconveniente
19h às 20h  - Painéis
20h às 22h - PALESTRA: A regionalização do desenvolvimento e a sustentabilidade sócio-ambiental: sistemas de indicadores para a viabilização do desenvolvimento local sustentável 
PALESTRANTE: Prof. Dr. Mozaniel Gomes da Silva (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)

DIA 19/11/2009 – Quinta-feira 
08h às 12h -  Apresentação de Trabalhos
14h às 18h45min. - Minicursos
14h às 18h45min. -  Filmes: Os anos JK e Fahrenheit
19h às 20h - Painéis
20h às 22h - MESA-REDONDA: Políticas públicas e os desafios da urbanização 
EXPOSITORA: Profª. Drª. Soraia Maria Vidal – UFRN
DEBATEDORA: Profª. Ms. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas 

DIA 20/11/2009 – Sexta-feira 
08h às 12h - Apresentação de Trabalhos
08h às 12h - Filmes: O longo amanhecer e Treze dias que abalaram o mundo
19h às 20h30min. -  PALESTRA DE ENCERRAMENTO: As novas propostas de desenvolvimento para o semi-árido
Palestrante: Profª. Drª. Suely Chacon – UFC
21h - Encerramento e entrega de Certificados

RELAÇÃO DE MINICURSOS

Fonte: http://www.uern.br/paudosferros/economia/index_arquivos/seder.htm