GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

II FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PORTALEGRE


































______________________________
TUDO PRONTO PARA O II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE

Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas de cozinha portuguesa e brasileira, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, Irah Caldeira entre outros
A cozinha nativa e a influência da culinária portuguesa trazida pelas famílias que habitaram as cidades serranas potiguares vão nortear o II Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, que começa na próxima sexta-feira, dia 6 de agosto e prossegue até o domingo 8, na praça da Matriz. O município, localizado na região oeste potiguar, a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró, agrega gastronomia e cultura à programação turística desta cidade de clima ameno, quedas d’água e altitude serrana de 710 metros em relação ao nível do mar.
A programação envolve atividades gastronômicas e artísticas gratuitas para a comunidade e turistas, oficinas sobre diversos temas para adultos e crianças, cozinha-show, degustação de pratos elaborados pelos chefs a preços populares, concurso gastronômico, restaurantes e bares, programação musical que prestigia a música de raiz com shows de Santana, Irah Caldeira, Dorgival Dantas, Waldonys entre outros.
Haverá oficinas de cozinha luso brasileira com os chefs Arthur Coelho e Sanylle Faraj.  Harmonizações com cafés, vinhos e coqueteis tendo como palestrantes o consultor e dono da Gran Cru Rodrigo Lima, chef Gabriel Camilo, o barista catarinense Alcides Zis e chef Cacau Wanderley.
A oficina gastronômica para crianças será realizada pela chef Cacau Wanderley. Já o de cozinha regional terá à frente os chefs Kaio Aragão e Gabriel Camilo. O concurso gastronômico será a atração da segunda noite, quando estarão concorrendo apenas profissionais da região criando pratos que tenham pelo menos dois ingredientes típicos, como castanha de caju, mel etc.
 “É muito importante que se valorize o potencial local e aquilo que já é usado na gastronomia típica da cidade”, disse a chef Cacau Wanderley.
A degustação-show — uma tenda onde os chefs preparam pratos na hora a preços baixos — terá Cacau Wanderley e Gabriel Camilo criando pratos da culinária portuguesa na sexta-feira. No sábado, os chefs apostam na cozinha brasileira e regional. Além dos chefs convidados, sobem a serra equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar.

RESTAURANTES NA PRAÇA E OUTRAS OPÇÕES

Como já é tradição nos festivais, a praça da Matriz Cel. Vicente do Rego Filho estará tomada de restaurantes convidados. Entre as novidades, o tradicional Restaurante da Totoia de Natal estreia no festival. Também participam a pizzaria Calígula, de Pipa, os restaurantes Alagoana, Mirante Boa Vista, restaurante do Hotel Portal da Serra e Ombak Cachaçaria. Entre os bares, o Salsa, Minha Massa, Churrasketto e a chocolateria Showcofrutas.
Além dos restaurantes participantes, a cidade possui outros estabelecimentos onde o turista poderá tomar café da manhã ou almoçar. Tem a delicatessen Pão Nosso, localizado próximo da Prefeitura, a SOS Pizzaria (r Manoel de Freitas), e ainda os restaurantes Norte Sampa, Mirante Boa Vista, Bar do Aldo e restaurante do hotel Portal da Serra.
O II Festival Gastronômico de Portalegre é promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado e produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN.
Também são parceiros do festival a Brasinox — responsável por todos os fornos da cozinha show —, Dubeef, Eloi Chaves Distribuidora, Hortifruti Rangel, Multibar, Saeco e Flor de Sal (Cimsal).

PROGRAMAÇÃO MUSICAL CAPRICHADA

O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo o forró tradicional como foco de sua programação. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.
No sábado, as atrações são a banda Tree Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Os Tremendões, encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.
No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.

II FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PORTALEGRE

Tenda Gastronômica
  
SEXTA 06/08/2010
(abertura, foco no mundo da gastronomia)
Horário
Oficina
Palestrante
17:00 às 18:30
Cozinha lusobrasileira
Arthur Coelho
18:30 às 20:00
Cozinha lusobrasileira
Sanylle Faraj
20:00 às 21:30
Oficina de Coquetéis
UnP

SÁBADO 07/08/2010
(foco no concurso encerrando com vinhos e cafés)
 Horário
Oficina
Participante
17:00 às 17:45
Concurso gastronômico
Pão Nosso
18:00 às 18:45
Concurso gastronômico
Rest. Terminal Turístico da Bica
19:00 às 19:45
Concurso gastronômico
Rest. Mirante Boa Vista
20:00 às 20:45

21:00 às 21:45
Concurso gastronômico
Rest. Hotel Portal da Serra

Bar do Aldo
22:00 às 22:45
Vinho e harmonização
Consultor Rodrigo Lima e Gabriel Camilo
23:00 às 00:45
Café e Harmonização
Barista Alcides Zis e Chef Cacau Wanderley

DOMINGO 08/08/2010
(foco na população)
 Horário
Oficina
Palestrante
14:00 às 14:45
Oficina para crianças
Chef Cacau Wanderley
15:00 às 15:45
Ingredientes regionais / Criação de pratos
Chef Kaio Aragão / Chef Gabriel Camilo
Degustação Show
Pratos

SEXTA 06/08/2010
(cozinha Portuguesa)
 Horário
Tema
Chef
18:00 às 22:00
Cozinha Portuguesa
Cacau Wanderley / Gabriel Camilo

SÁBADO 07/08/2010
(cozinha brasileira)
 Horário
Tema
Chef / Alunos
18:00 às 22:00
Cozinha Brasileira
Cacau Wanderley / Gabriel Camilo

ATRAÇÕES MUSICAIS

DIA 06/08 SEXTA-FEIRA
CORETO: ALEXANDRO BANDEIRA
PALCO PRINCIPAL: IRAH CALDEIRA
DORGIVAL DANTAS

DIA 07/08 SÁBADO
CORETO: TREE GAUCHO (NATAL/RN)
PALCO PRINCIPAL: TREMENDÕES
SANTANA – O CANTADOR

DIA 08/08 DOMINGO
CORETO: BANDA R3 (NATAL/RN)
PALCO PRINCIPAL: WALDONYS
ANÍSIO JUNIOR E FORRÓ PÉ DE SERRA

SERVIÇO
II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE-RN
DE 6 A 8 DE AGOSTO. Oeste do estado, 266 km de Natal e 146km de Mossoró

Informações e entrevistas:
(84) 3377-2241/2196
www.portalegrern.com.br

SEC. CULTURA E VENTOS
Temístocles Lucena

 SEC. TURISMO
Maria Aucely Costa 

Assessoria de imprensa
Fato Novo Comunicação
Dionísio Outeda (84) 9974-3839
Cinthia Lopes (84) 9635-4674

Coordenação geral:
Walde Faraj (84) 9983-0044
Witame Jr 9916-9490
Carlos Lira Jr
Produção executiva
Fernando Rocha (84) 9927-9445
Coordenação gastronômica








































Sanylle Faraj 9606-5891





















































































































FESTIVAL DE PORTALEGRE FARÁ VIAGEM GASTRONÔMICA LUSO BRASILEIRA

Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas de cozinha portuguesa e brasileira, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, entre outros
Pelo menos no que diz respeito à gastronomia, Portalegre já está em clima de comemoração dos seus 250 anos de fundação, completados em 2011. Durante o II Festival Gastronômico e Cultural, que acontecerá próxima semana, de 6 a 8 de agosto, o município potiguar vai fazer uma verdadeira viagem às suas origens, da cozinha de raiz aos sabores herdados dos portugueses que ali viveram.
Terceira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte, Portalegre foi fundada em 08 de dezembro de 1761, pelo Juiz de Fora de Olinda, o norte-alentejano Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco. Daí a origem do nome Portalegre ser portuguesa, pois na região do Norte-Alentejo em Portugal, existe uma cidade com o mesmo nome. Em 2004, as cidades-irmãs oficializaram a parceria cultural e nesta segunda edição do festival a prefeitura pretende fazer uma homenagem através dos sabores.
A abertura da tenda gastronômica terá, portanto, o foco da gastronomia pelo mundo com oficinas sobre cozinha luso brasileira coordenadas pelos chefs Arthur Coelho e Sanylle Faraj. O concurso gastronômico será a atração da segunda noite, quando estarão concorrendo apenas profissionais da região criando pratos que tenham alguns ingredientes típicos, como castanha de caju, mel etc.
Oficinas e harmonizações com cafés, vinhos e coqueteis também estão na pauta da cozinha-show. O consultor da Gran Cru Rodrigo Lima ministrará palestra sobre vinhos ao lado do chef Gabriel Camilo, que ficará responsável pelos pratos harmonizados. Já o barista catarinense Alcides Zis realizará oficina de cafés e suas harmonizações, em “dueto” com a chef Cacau Wanderley.
Mais oficinas estão programadas para o domingo, como a cozinha para crianças, com Cacau Wanderley, e ainda a cozinha regional com os chefs Kaio Aragão e Gabriel Camilo.
A famosa degustação-show — uma tenda onde os chefs preparam pratos na hora a preços baixos — a primeira noite será com Cacau Wanderley e Gabriel Camilo criando pratos da culinária portuguesa. No sábado, os chefs apostam na cozinha brasileira e regional. Além dos chefs convidados, sobem a serra equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar.

 RESTAURANTES NA PRAÇA
Como já é tradição nos festivais, a praça da Matriz Cel. Vicente do Rego Filho estará tomada de restaurantes convidados. Entre as novidades, o tradicional Restaurante da Totoia de Natal estreia no festival. Também participam a pizzaria Calígula, de Pipa, o restaurante Alagoana, Mirante Boa Vista, restaurante do Hotel Portal da Serra e Ombak Cachaçaria. Entre os bares, o Salsa, Minha Massa, Churrasketto e a chocolateria Showcofrutas.
Promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado, o evento tem a produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN, sob a direção de Walde Faraj, Carlos Lira Jr, Witame Jr e coordenação gastronômica da chef Sanyle Faraj e Cacau Wanderley. Também são parceiros gastronômicos a Brasinox, Dubeef, Eloi Chaves Distribuidora, Hortifruti Rangel, Multibar, Saeco e Flor de Sal (Cimsal).

 PROGRAMAÇÃO MUSICAL JÁ ESTÁ FECHADA
O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo em sua programação musical um foco mais cultural, com atrações de alto nível sem fugir das raízes nordestinas. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.
No sábado, as atrações são a banda Tree Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Os Tremendões, encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.
No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.

 ATRATIVOS
A altitude máxima da Serra de Portalegre é de 710m. Possui um clima ameno, cujas temperaturas variam de 14ºC a 29ºC ao longo do ano. O município é rico em fontes naturais e cachoeiras, sendo uma destas perenes, que é a Cachoeira do Pinga com 96m de queda. Portalegre fica  a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró.

SERVIÇO
II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE-RN DE 6 A 8 DE AGOSTO. Oeste do estado, 266 km de Natal e 146km de Mossoró

Informações e entrevistas:
(84) 3377-2241/2196
www.portalegrern.com.br
SEC. CULTURA E VENTOS
Temístocles Lucena
SEC. TURISMO
Maria Aucely Costa 

Assessoria de imprensa
Fato Novo Comunicação
Dionísio Outeda (84) 9974-3839
Cinthia Lopes (84) 9635-4674

Coordenação geral:
Walde Faraj (84) 9983-0044
Witame Jr 9916-9490
Carlos Lira Jr

Produção executiva
Fernando Rocha (84) 9927-9445
Coordenação gastronômica
Sanylle Faraj 9606-5891


FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PORTALEGRE ACONTECE NA PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO

PORTALEGRE - No decorrer dos dias 6, 7 e 8 de agosto deste ano, acontece neste município, localizado no extremo Oeste do Rio Grande do Norte, uma das regiões mais encantadoras do Estado, o "II Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre", a ser realizado na praça Cel. Vicente do Rego Filho, no centro da cidade. Com o tema "O Frio Continua e o sabor Aparece", o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, sob a administração de Euclides Pereira. Com mais uma atividade desta natureza, o executivo dá continuidade ao projeto de inclusão deste território potiguar no circuito turístico nordestino.
Faltando uma semana para a realização do II Festival Gastronômico, várias equipes coordenadas pelas secretarias de Cultura e Eventos e a de Turismo trabalham de forma incessante para poder anfitrionar os milhares de turistas que irão subir até o alto da serra de Portalegre, onde fica localizada a sede do município, para ter a oportunidade de degustar do que há de melhor na culinária regional do Rio Grande do Norte.
O festival de gastronomia e cultura de Portalegre, pelo sucesso que mostrou em sua primeira realização do ano de 2009, para esta edição, obteve um maior investimento que deverá torná-lo referência neste tipo de festas para outras localidades. O prefeito Euclides Pereira diz entender ter encontrado mais uma forma de aquecer a economia e a criação de emprego e renda. O município por ele administrado já é bastante conhecido tanto no RN como em outras localidades pelas suas belezas naturais, clima aconchegante e uma população por demais hospitaleira.
Na sua passagem mais uma vez pelo comando dos destinos da municipalidade, o prefeito Euclides Pereira, ao longo deste ano de 2010, não tem poupado esforço em investimentos para a acolhida de turistas. Um exemplo foi o recente período junino. A cidade foi bastante visitada por turistas não só próprio Rio Grande do Norte, mas também da Paraíba e Ceará.
De acordo com a organização do evento, durante estes três dias em que acontece o II Festival de Gastronomia e Cultura de Portalegre, devem subir à cidade serrana que fica a uma altitude de 710 metros em relação ao nível do mar, os chefs Sanylle Faraj, Artur Coelho, Cacau Wanderley, Gabriel Camilo, Thiago Gomes, Kayo César e mais uma equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar, e demais convidados. Haverá também atividades para crianças, como oficinas e apresentações circenses - palhaços, pernas de pau e malabares.
Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/cidades6.php



ATRAÇÕES CONFIRMADAS

DIA 06/08 SEXTA-FEIRA
CORETO: ALEXANDRO BANDEIRA
PALCO PRINCIPAL: IRAH CALDEIRA
                                     DORGIVAL DANTAS

DIA 07/08 SÁBADO
CORETO: THREE GAUCHO (NATAL/RN)
PALCO PRINCIPAL: TREMENDÕES
                                     SANTANA – O CANTADOR

DIA 08/08 DOMINGO
CORETO: BANDA R3 (NATAL/RN)
PALCO PRINCIPAL: WALDONYS
                                    ANÍSIO JUNIOR E FORRÓ PÉ DE SERRA

----------------------------
Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, Irah Caldeira, R3 entre outros.

Uma das mais encantadoras regiões norte-rio-grandenses está localizada na chamada “tromba do elefante”, extremo oeste do Estado que reúne a combinação perfeita entre clima ameno, quedas d’água e altitude serrana de 710 metros em relação ao nível do mar. É Portalegre, a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró, a cidade que mais traduz todas essas potencialidades naturais e ainda coloca no caldeirão um sabor extra: a gastronomia. Com o tema “O Frio Continua e o sabor Aparece”, o município vai realizar, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, o II Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, na praça Cel. Vicente do Rego Filho.
Promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado, o evento tem a produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN, sob a direção de Walde Faraj, Carlos Lira Jr, Witame Jr e coordenação gastronômica da chef Sanylle Faraj.
 O enfoque será a gastronomia local e regional agregando valor aos produtos locais, como mel e castanha de caju. A programação envolve atividades gastronômicas e artísticas gratuitas para a comunidade e turistas, oficinas sobre diversos temas para adultos e crianças, cozinha-show, degustação de pratos elaborados pelos chefs a preços populares, concurso gastronômico valorizando os produtos típicos da região, restaurantes e bares, programação musical que prestigia a música de raiz, além de tenda-gourmet para degustação de vinhos e palestra sobre enologia.
Sobem a serra os chefs Sanylle Faraj, Artur Coelho, Cacau Wanderley, Gabriel Camilo, Thiago Gomes, Kayo César e mais uma equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar (pertencente a Laureate International Universities), e demais convidados. Haverá também atividades para crianças, como oficinas e apresentações circenses — palhaços, pernas de pau e malabares.
         As secretarias de Cultura e de Turismo estão responsáveis pelo cadastramento das casas para aluguel, pois a rede hoteleira já está praticamente com leitos esgotados. De acordo com o secretário de cultura Temístocles Lucena, agentes sociais estão avaliando a estrutura das residências para o cadastro do turista que deseja uma hospedagem mais aconchegante. O cadastro já pode ser consultado através dos telefones abaixo.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL JÁ ESTÁ FECHADA

O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo em sua programação musical um foco mais cultural, com atrações de alto nível sem fugir das raízes nordestinas. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.
No sábado, as atrações são a Banda Three Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Tremendões encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.
No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.

 CIDADE INICIA FESTEJOS DE 250 ANOS DE FUNDAÇÃO

         Portalegre já está em clima de comemoração dos seus 250 anos de fundação, em 2011. Terceira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte, Portalegre foi fundada em 08 de dezembro de 1761, pelo Juiz de Fora de Olinda, o norte-alentejano Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.
         A origem do nome Portalegre é portuguesa, pois na região do Norte-Alentejo em Portugal, existe uma cidade com o mesmo nome, daí a origem da nossa Portalegre do Brasil. Em 2004, as cidades-irmãs oficializaram a parceria cultural e este ano a prefeitura pretende fazer uma homenagem à cidade portuguesa através da gastronomia.
A altitude máxima da Serra de Portalegre é de 710m. Possui um clima ameno, cujas temperaturas variam de 14ºC a 29ºC ao longo do ano. O município é rico em fontes naturais e cachoeiras, sendo uma destas perenes, que é a Cachoeira do Pinga com 96m de queda. 


SERVIÇO
II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE-RN
DE 6 A 8 DE AGOSTO. Oeste do estado, 266 km de Natal e 146km de Mossoró

Informações:
(84) 3377-2241/2196

SEC. CULTURA E VENTOS
Temístocles Lucena

 SEC. TURISMO
Maria Aucely Costa 

Assessoria de Imprensa
Fato Novo Comunicação
Dionísio Outeda (84) 9974-3839
Cinthia Lopes (84) 9635-4674

Coordenação Geral:
Walde Faraj (84) 9983-0044
Witame Jr 9916-9490
Carlos Lira Jr

Produção Executiva
Fernando Rocha (84) 9927-9445

Coordenação Gastronômica
Sanylle Faraj 9606-5891