GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CAI A PRODUÇÃO DO SUCO DE CAJU EM PORTALEGRE


Mudança no clima, inverno intenso e chuvas fora de época, estão sendo vistos como um dos principais motivos para a queda na produção do suco e da castanha de caju na serra de Portalegre este ano.

A afirmação é do agrônomo Manoel de Freitas Neto, um dos responsáveis pela fábrica que produz e exporta toda a produção para estados vizinhos, como Pernambuco, para a empresa Palmion, para a EBA-Empresa Brasileira de Alimentos no Ceará e Intrafrut em João Pessoa no estado da Paraíba.

Segundo o agrônomo Neto da Emater, como é conhecido, no ano passado, a produção ultrapassou as duas mil e duzentas toneladas, cifra que este ano poderá não ser atingida. Segundo ele, até agora só foram produzidas mil e cem toneladas e a safra já está quase no seu final.

Mesmo assim, a fábrica vem oferecendo emprego e beneficiando um grande número de pessoas direta e indiretamente. Atualmente trabalham trinta e dois funcionários dentro da fábrica e estima-se que mais de 700 pessoas na zuna rural estejam trabalhando na colheita e transporte do caju.

Fonte: http://sites.google.com/site/deportalegre/

REUNIÃO ORDINÁRIA DO PÓLO SERRANO DE TURISMO



O Sec. de Estado do Turismo, Fernando Fernandes não pode comparecer e foi substituído por um representante da SETUR. Dos 28 conselheiros compareceram 22.

Aprovação da Ata anterior
Apresentação dos compromissos deliberados na última reunião.
Apresentação do BNB sobre as linhas de crédito para a área de Turismo.
Apresentação do trabalho “Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local: um estudo da atividade turística no município de Portalegre/RN – Autora: Maria de Fátima Diógenes (UERN). Trabalho científico que ganhou prêmio como melhor Monografia dos Cursos de Economia do Estado do RN.

Deliberações:
Entre outros assuntos destacamos:
- Calendário definindo locais e datas para as próximas reuniões.
- Formulação do calendário de eventos
- Capacitação para mão de obra em turismo
- Seminário sobre o Inventário da oferta Turística
- Palestras: SETUR, Caixa Econômica Federal

Prefeitos presentes:
Alexandria: Alberto Patrício
Campo Grande: Francisco das Chagas Vieira de Melo
Major Sales: Maria Elce
Portalegre: Euclides Pereira de Souza
Pau dos Ferros: Leonardo Rego
Riacho da Cruz: Marcos Aurélio

Também prestigiaram o evento os Vereadores de Portalegre, e de outros municípios;  Secretários municipais de Portalegre e outros municípios e representantes de entidades local e de outros municípios.