GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ministro da Educação afirma que nova prova do Enem já está pronta

da Folha Online

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na manhã desta quinta-feira, em entrevista ao jornal "Bom Dia Brasil", da TV Globo, que o MEC já possui uma segunda prova do Enem que deve substituir o exame que vazou. A possível fraude provocou o cancelamento da prova que aconteceria no próximo fim de semana.

"Os indícios de que houve furto de exemplares são fortes. Não nos resta outra alternativa a não ser adiá-la [a prova]", disse.

Ministério da Educação cancela prova do Enem
Veja as informações sobre os inscritos no Enem 2009

De acordo com Haddad, a nova prova já estava feita antes das denúncias de fraude, mas ainda precisa de um prazo para que seja impressa. A data do novo exame ainda não foi informada pelo ministro, que recomendou que os candidatos aguardem informações do MEC e aproveitam o tempo para estudar.

O cancelamento da prova do Enem foi informado nesta quinta-feira após denúncia feita pelo jornal "O Estado de São Paulo". Segundo a reportagem, o jornal foi procurado por dois homens que informaram ter recebido o material na segunda-feira (28) de um funcionário do Inep, órgão ligado ao MEC. Eles apresentaram a prova e pediram o pagamento de R$ 500 mil por ela.

Ainda de acordo com a reportagem, funcionários da gráfica que imprimiu o Enem, em São Paulo, são os principais suspeitos do vazamento.

O ministro informou que uma investigação será iniciada para determinar os culpados pelo vazamento das informações da prova, além de determinar o momento exato em que o vazamento aconteceu. Haddad afirmou que o sistema de segurança para evitar fraude inclui fiscais e câmeras.

Neste ano o número de inscritos foi o maior registrado nas 11 edições do exame: 4.147.527. Destes, mais de 2,5 milhões já concluíram o ensino médio. Segundo o Inep, com base em dados do Censo Escolar da Educação Básica, já chega a 80% o índice de inscrição no exame entre os alunos que devem concluir a educação média neste ano.

Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em 24 das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem. Instituições como USP, Unesp e Unicamp aceitam o Enem na composição da nota.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u631737.shtml

Nenhum comentário: